MYRTACEAE

Myrcia obovata (O.Berg) Nied.

Como citar:

Julia Caram Sfair; Tainan Messina. 2012. Myrcia obovata (MYRTACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

1.972.665,53 Km2

AOO:

264,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Myrcia obovata ocorre nos Estados de Minas Gerais e Bahia (Sobral et al., 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?Espécie amplamente distribuída encontrada em áreas de Mata Atlântica e Cerrado de norte ao sul do Brasil. Encontrada em pelomenos oito unidades de conservação (SNUC). Apesar de haver registro de ameaça para a espécie, sua ampla distribuição e grande número de coletas indicam que ela é considerada como menos preocupante (LC) em relação ao risco de extinção.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Dalanesi et al. (2004) encontraram um indivíduo da espécie em 2,4 hectares de floresta estacional semidecidual no Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito no Estado de Minas Gerais.

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica, Cerrado
Fitofisionomia: Floresta Estacional Semidecidual (Dalanesi et al., 2004), Campo Rupestre (Mazine; Souza, 2008), Cerrado (Batalha et al., 2011).
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane, 2 Savanna

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3.1 Mining
Os campos rupestres ferruginosos da região do Quadrilátero Ferrífero, nos quais a espécie ocorre, vêm sendo rapidamente degradados devido a atividades de mineração (Jacobi et al., 2007).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
A floresta estacional semidecidual em que a espécie ocorre, na Serra do Cipó (MG), vem sofrendo com a ocorrência de incêndios, com o corte seletivo e a expansão de atividades agropecuárias (Santos, 2009).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
4.4.2 Establishment on going
A espécie ocorre em unidades de conservação, como os Parques Nacionais das Emas (GO; Batalha et al., 2011) e do Caparaó (ES/MG; Mazine; Souza, 2008).
Ação Situação
1.2.2.3 Sub-national level on going
A espécie é considerada extinta no Estado de São Paulo (SMA-SP, 2004).